quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Atividade-3.8_ Execução da Atividade Planejada e Relato da Experiência.

Tecnologias na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TICs.
Cursista: Ednaldo Alves de Lima
Município: São João do paraíso – MG.
Formadora: Francismar pereira Lopes.
Unidade-3
Atividade-3.8_ Execução da Atividade Planejada e Relato da Experiência.


Visita a Estação de Captação e Tratamento de Água de São João do Paraíso (COPASA).
A execução das atividades ocorreu de acordo com o cronograma preestabelecido no planejamento. Nesse período observamos que houve uma interação significativa tanto para alunos quanto para os professores ao fazer uso das mídias digitais. Esses recursos propiciam a Educação múltiplas possibilidades e maior motivação aos estudantes.
São grandes as expectativas quanto à utilização das novas mídias para a prática pedagógica e estas poderão contribuir positivamente no processo ensino-aprendizagem desde que, utilizadas adequadamente.
Entendemos que o uso adequado das mídias digitais na execução de projetos educacionais facilita o processo de ensino-aprendizagem. Durante o desenvolvimento das atividades estes recursos foram determinantes na investigação e registro sobre os procedimentos necessários usados para transformação da água para o consumo.
A visita a Estação de Captação e Tratamento de Água (COPASA) localizada às margens do Rio São João, proporcionou um conhecimento mais aprofundado sobre o processo de tratamento de água que abastece a população de São João do Paraíso e da necessidade que temos em cuidar e preservar esse bem essencial a vida e se usarmos com consciência sem desperdício não faltará às gerações futuras.
Etapas para tratamento e purificação da água, que vai desde sua captação até as caixas reservatórias para posterior distribuição à população.
DESCRIÇÃO DAS ETAPAS DO TRATAMENTO DA ÁGUA
1º - Captação: A capitação da água é feita diretamente do Rio São João através do conjunto de Motor Bomba;- Medida de volume: A água passa por uma calha “pacha”, onde faz medidas de litro por segundo e também para fazer misturas de produtos;- Coagulação e Floculação. A água chega ao “Desonerador”, reservatório onde se faz uma mistura com o coagulante e água bruta.Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante, em partículas maiores (flocos) que possam ser removidas pelo processo de decantação. Na coagulação ocorre o fenômeno de agrupamento das impurezas presentes na água e, na floculação, a produção efetiva de flocos, para que isso aconteça adiciona-se sulfato de alumínio e cal;4º - Decantação: Os flocos formados são separados da água pela ação da gravidade em tanques ;normalmente de formato retangular. A Decantadora tem a missão de sedimentar a sujeira e ao mesmo tempo decantar a água. (Onde a mesma já está limpa, não potável); Filtração: A água decantada é encaminhada às unidades filtrantes onde é efetuado o processo de filtração. Um filtro é constituído de um meio poroso granular, normalmente areia, de uma ou mais camadas, instalado sobre um sistema de drenagem, capaz de reter e remover as impurezas ainda presentes na água; - Cloração ou Desinfecção:Para efetuar a desinfecção de águas de abastecimento utiliza-se um agente físico ou químico cloro gasoso ou hipoclorito de sódio (desinfetante) cuja finalidade é a destruição de microrganismos;Tratamento final:O reservatório conhecido como “Tanque de Contato” é onde a água recebe o tratamento final com os  seguintes produtos:- Sulfato de Alumínio (usado para clarear a água); - hipoclorito de sódio “cloro” serve para matar as bactérias;- Hidróxido de sódio (aumenta  o PH);- Ácido fluorsilícico (serve para fortalecer os dente e combater as cáries);Distribuiçaõ: A água é distribuida através de bombas adutoras, movidas a eletricidade, para os reservatórios. A água dos reservatórios encontra-se pronta para ser distribuída através do sistema de rede de abastecimento de água da COPASA.

"Convém ressaltar que todo este processo requer grandes investimentos. A água é um bem comum da humanidade, mas devido ao manejo impróprio ela tende a se tornar cada vez mais rara e cara,evitar o desperdício, além de ser um grande exemplo de cidadania, é contribuir para que no futuro nunca falte água no planeta". "Ednaldo Alves de Lima".         São João do Paraíso – Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário