segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Atividade-4.5_Projetos em sala de aula com a integração de tecnologias.

Tecnologias na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TICs.
Cursista: Ednaldo Alves de Lima
Município: São João do paraíso – MG.
Formadora: Francismar pereira Lopes.
Unidade-4_Currículos, Projetos e tecnologias.
Atividade-4.5_Projetos em sala de aula com a integração de tecnologias.

Plano de Aula
Objetivos: O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Identificar a presença da água no cotidiano e reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à vida no planeta.
Reconhecer as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza e avaliar repercussões das alterações nele promovidas pelas atividades humanas.
Conhecer a origem da água que consumimos e que tenha noção da importância do tratamento da água.
Entender a relação do homem com o Meio Ambiente.
Conteúdos
Água: preservação, distribuição, tratamento, usos, e consumo.

Ano
1º ao 5º
Tempo estimado
Cinco aulas

Desenvolvimento das atividades
Primeira aula
Abordar as seguintes questões na sala de aula com os alunos:
De onde vem à água? Como ela chega até as nossas casas, pronta para o consumo? Como a utilizamos? Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro?
Propor aos alunos elaborem, em grupos, listas com o uso da água em suas atividades diárias: para beber, tomar banho, escovar os dentes e lavar as mãos e o rosto, cozinhar, lavar objetos etc. Conversando entre si, podem descobrir também outros usos não diretamente ligados ao seu próprio cotidiano, como o agrícola e o industrial. Peça que todos mostrem os trabalhos à turma e discuta os resultados, destacando a presença e a importância da água em praticamente tudo o que fazemos. Aproveite e assinale, também, que ela é essencial ao organismo humano porque ajuda a regular a temperatura do corpo e a diluir ou transportar substâncias.
Segunda aula
No laboratório de informática, oralmente explicar aos alunos as várias maneiras de tornar a água própria para o consumo, baseado no funcionamento de uma Estação Tratamento de Água. Em seguida realize o desenvolvimento de pesquisas usando a internet, sobre as várias etapas do processamento de purificação da água.
Terceira aula Visita a Estação de tratamento da água da cidade (COPASA), para conhecimento do processo de purificação da água. O deslocamento será realizado em um ônibus escolar. Conforme agendamento, o responsável técnico da (COPASA) estará aguardando a chegada dos professores e alunos para demonstração de todas as etapas do tratamento desde a captação da água em seu estado bruto no rio até as análises físico-químicas da água.
Durante a demonstração os alunos munidos de caderno, lápis, borracha, gravador de voz, máquinas fotográficas irão documentar e registrar a coleta de dados. Em seguida os alunos entrevistarão ao técnico da estação de tratamento caso tenha ficado com alguma dúvida.
Quarta aula
No laboratório de informática, com o auxílio do professor de língua portuguesa e do dinamizador do laboratório, os alunos munidos dos registros coletados à visita à (COPASA) e devidamente organizados em seus grupos realizarão as seguintes atividades propostas:
1º grupo: Deverá editar no Word texto ilustrativo das várias etapas do tratamento de água.
2º grupo: Deverá criar uma apresentação em forma de slide Power Point das várias etapas do tratamento de água.
3º grupo: Deverá criar uma apresentação em forma de vídeo Movie maker, das várias etapas do tratamento de água.

Quinta aula
No auditório da Unidade Escolar os grupos apresentarão a culminância do Projeto “A água que consumimos”. Com teatros, leituras de textos, poesias e apresentação de slides no Data Show (Projetor).

Recursos Complementares

- Pesquisa audiovisual (computadores e programas – editor de texto word, Power Point, Movie maker; internet.)
- Ônibus escolar para o deslocamento;
- Caderno, lápis, borracha, gravador de voz, máquinas fotográficas para registrar a coleta de dados.
- Dicionário.


A avaliação pode ser feita a partir de observações nas participações nas atividades propostas aos alunos. Caso queira, o professor pode formar uma roda e pedir que os alunos contem como foram as atividades, as dificuldades e aprendizagens. Valorize esses momentos, avaliando inclusive dificuldades de exposição, para que não interfiram no trabalho realizado pelo aluno.


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