segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Atividade-4.1_Pensando Sobre as possíveis mudanças.

Tecnologias na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TICs.
Cursista: Ednaldo Alves de Lima
Município: São João do paraíso – MG.
Formadora: Maria Matos.
Unidade-4
Atividade-4.1_Pensando Sobre as possíveis mudanças.

Ao refletir sobre as possibilidades das mudanças na forma de o aluno aprender, entendi que a única coisa constante no mundo são as mudanças, e temos que acompanhar esse processo. Cabe a nós entender que, onde existir mudança de paradigma há um aumento de possibilidades. Devemos pensar porque em um mundo com novas e inúmeras tecnologias, e as escolas mantém nas salas de aulas as mesmas características da aprendizagem tradicional. Ou seja, o ensino ainda é ministrado, na maioria das vezes, sem os recursos já existentes na sociedade contemporânea, levando professores e alunos a um embate de interesses que resulta em situações de apatia, desconforto e desinteresse dos educandos. Talvez os educadores ou o próprio sistema não esteja preparado para a flexibilidade, devemos entender que as transformações ocorrem nas várias esferas da vida social, provocando mudanças econômicas, sociais, políticas culturais, afetando também as escolas e o exercício profissional da docência.
Cabe à escola repensar a construção da proposta pedagógica e da prática escolar neste contexto de mudanças. A prática escolar destaca-se de outras práticas educativas por constituir-se de ações intencionais sistemáticas, planejadas e contínuas ao longo do tempo.
O professor é, em sua sala de aula, na relação com seus alunos, responsável por todas as dimensões que envolvem o processo ensino/aprendizagem, à medida que incentiva o aluno a busca, à dúvida, à experimentação, à crítica e ao estudo. Isso requer do educador novas relações com o conhecimento, para seleção, organização e sistematização de conteúdos curriculares socialmente relevantes, que respondam aos desafios do mundo contemporâneo e atendam ao desenvolvimento sócio cognitivo do aluno. Nesse sentido, um currículo representa um compromisso político de todos aqueles que, direta ou indiretamente, estão vinculados ao processo ensino-aprendizagem. Cabe também a nós, a desafiante tarefa de buscar novos paradigmas para uma compreensão mais adequada da realidade e para a renovação da educação.

Ednaldo Alves de Lima.

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