segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Atividade-4.7_Conceito, currículo e TIC.

Tecnologias na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TICs.
Cursista: Ednaldo Alves de Lima
Município: São João do paraíso – MG.
Formadora: Francismar pereira Lopes.
Unidade-4_Currículos, Projetos e tecnologias
Atividade-4.7_Conceito, currículo e TIC.

Do ponto de vista etimológico, o termo currículo vem da palavra latina Scurrere, correr, e refere-se a curso, à carreira, a um percurso que deve ser realizado. É utilizado para designar um plano estruturado de estudos, pela primeira vez em 1633, no Oxford English Dictionary, Inserida no campo pedagógico, o termo passou por diversas definições ao longo da história da educação. Tradicionalmente o currículo significou uma relação de matérias/disciplinas com seu corpo de conhecimento organizado numa sequência lógica, com o respectivo tempo de cada uma (grade ou matriz curricular). Esta conotação guarda estreita relação com “plano de estudos”, tratado como o conjunto das matérias a serem ensinadas em cada curso ou série e o tempo reservado a cada uma.
É fundamental “a integração entre tecnologias e currículo que se estabelece numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias." Para tanto é necessário um projeto pedagógico flexível e aberto para desenvolver propostas curriculares, metodologias e estratégias, considerando atingir objetos com o auxílio das tecnologias, integrando, explorando e produzindo novos conhecimentos de foma colaborativa, buscando aprimorar habilidades e competências, desenvolvidas através de ações, reflexão de conceitos para a resolução de problemas.
No entanto, o desenvolvimento do currículo na realidade da escola e no contexto da sala de aula vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, no entorno escolar e os conhecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecido na dinâmica do processo educacional.



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